segunda-feira, 8 de junho de 2009

Noticias da viagem / Informações sobre como doar medula ossea.

Boa noite meninas!!!
Hoje o post vai ser grandinho pois, por sugestão da Gabi vou explicar o procedimento da doação de medula, respostas obtidas no site www.ameo.org.br
Primeeiro quero dizer que estou viajando hoje e volto sexta!!! Esta viagem iremos para Buíque (PE), Xingó (Al) e Paulo Afonso (BA).
Vai ser lindissima, creio eu,to mtoo empolgada!!! sexta coloco algumas fotinhas pra vcs!! Resolvi comprar meus lanchinhos e café da manhã e tb jantar. Acho que é melhor de se controlar assim!!! Comprei pão de forma, polenguinho light, pit stop de queijo, toddynho, ades e cookies integrais. Tb comprei aquelas elma chips ao forno, sei que engorda mas pelo menos não é frita e taal... to feliz :D
Minha RA ta meio desandada mas ja tenho um projeto pra ela e acredito MUITO que até o fim de julho vou ter chegado aos 60 kg :D
Agora, sessão tira dúvidas do post anterior:
PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA SE CADASTRAR COMO DOADOR VOLUNTÁRIO DE MEDULA ÓSSEA:


Você precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde; O CADASTRO consiste no preenchimento de uma ficha de identificação e na COLETA de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem HLA); Seus dados e sua tipagem HLA serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME); Quando aparecer um paciente com a medula compatível com a sua, você será chamado; Novos testes sanguíneos serão necessários para a confirmação da compatibilidade; Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir a doação; Seu atual estado de saúde será então avaliado.

Como é feita a doação de medula óssea?

Existem duas formas de doar as células progenitoras ou células-mãe da medula óssea. Uma relacionada à coleta das células diretamente de dentro da medula óssea (nos ossos da bacia) e a outra por filtração de células-mãe que passam pelas veias (aférese).
1) A coleta direta da medula óssea é realizada com agulha especial e seringa na região da bacia . Retira-se uma quantidade de medula (tutano do osso) equivalente à uma bolsa de sangue. Para que o doador não sinta dor, é realizada anestesia e o procedimento dura em média 60 minutos. A sensação do doador é de média intensidade e permanece em média por uma semana (2 a 14 dias), semelhante a uma queda ou uma injeção oleosa. Não fica cicatriz, apenas a marca de 3 a 5 furos de agulhas. É importante destacar que não é uma cirurgia, ou seja, não há corte, nem pontos. O doador fica em observação por um dia e pode retornar para sua casa no dia seguinte.
2) A coleta pela veia é realizada pela máquina de aférese. O doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a multiplicação das células- mãe. Essas células migram da medula para as veias e são filtradas. O processo de filtração dura em média 4 horas, até que se obtenha o número adequado de células. O efeito colateral mais frequente deste procedimento é devido ao uso do medicamento ,que em alguns doadores pode dar dor no corpo, como uma gripe.

Os riscos para o doador são praticamente inexistentes. Até hoje não há nenhum relato de nenhum acidente grave devido a esse procedimento. No caso da punção diretamente dos ossos da bacia, os doadores de medula óssea costumam relatar um pouco de dor no local da punção.

Relato da experiência vivida por mim até agora: Gente, fui no HLA aqui em Recife, cheguei lá e preenchi minha ficha, as pessoas são super atenciosas e super pacientes, eu particularmente tenho pânico de agulha pois passei por sérios traumas qdo criança e estive internada por um mês com pneumonia, fui desenganada pelos médicos pois ninguem acreditava na minha cura, isso tb me ajudou MTO a criar coragem de ir lá fazer o exame pq eu não sei como, mas dentro do meu coração eu sei o que é vc precisar de uma solução e não encontrar. Apesar de não me lembrar desse mês tenebroso eu criei este bloqueio com exame de sangue e qualquer tipo de agulha, quer me ver nervosa, me mostre uma agulha e tente me assustar com ela, vc vai conseguir! Enfiim, eles foram super pacientes com meu nervosismo e deu tudo certo! Fiquei muito feliz. Melhor de tudo: dura quase nada, menos de 10 minutos está tudo pronto! É uma sensação unica com certeza!!! Eu realmente aconselho ir e é altamente tranquilo.

Beijos e para conhecer o caso de Aline coelho, dá uma olhadinha no post abaixo, é importante!

9 comentários:

Blog Dri Viaro disse...

Muito legal saber mais
bjssss

Blog Dri Viaro disse...

Muito legal saber mais
bjssss

ٷՅiα disse...

Ótima iniciativa, mulé!
A gente deve usar esses blogs pra umas informações de utilidade mundial assim de vez em quando, né?! - isso me inclui, obviamente.
Parabéns, mulé! ;*

Mari Barros disse...

Nossa, tenho muita vontade de doar algo, essa causa é bem legal.
Parabéns lindo Blog.

;*

Blog Dri Viaro disse...

Bom dia amore, tenha um feriado maravilhoso

bjsss

Unknown disse...

Oi Linda, foi viajar, entao vai voltar cheia de novis ne?Que legal!!!Depois conta tudo ai ta?Beijocas e bom feriado!

Sibele disse...

Oi,Flor!Passando pra te desejar um ótimo feriado e pra dizer que tem selinho pra ti lá no blog.
Beijão

Rafaela Bailarina disse...

Oi, linda!!! estou passando pra dizer que a tua causa é linda! vou avisar todos que puder!!!

saudades tuas ;)
beijos

Anônimo disse...

Amiable brief and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.